terça-feira, 6 de setembro de 2011

MLST entrega pauta de propostas ao MDA e tem agenda com vários ministérios até o fim desta semana

O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), que coordena a Marcha da Reforma Agrária do Século XXI, teve nesta terça-feira (06/09) as duas primeiras reuniões com ministros de Estado, decorrentes dessa mobilização que promovem desde o dia 21 de agosto, para apresentar sua pauta de propostas.  As audiências de hoje com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, e com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, são parte da agenda durante o período em que o Movimento está instalado em Brasília, no Parque da Cidade, depois de haver caminhado em 15 dias quase 250 km de Goiânia até a capital federal com mais de mil trabalhadores rurais de dez estados da Federação.

Principal órgão do governo federal para o encaminhamento da reforma agrária, o MDA recebeu positivamente a pauta do MLST e o Ministro agendou para próxima quinta-feira (08/09) o fechamento das negociações das propostas de reforma agrária do século XXI feitas pelo Movimento. Até sexta-feira, o Movimento já tem confirmadas audiências com o INCRA, com o Ministério das Comunicações, com o Ministério de Minas e Energia e com a Secretaria Geral da Presidência da República.

A reunião com o ministro Florence também contou com os titulares da Secretaria da Agricultura Familiar, da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial,com quem a direção do MLST discutiu separadamente após a audiência com o ministro as especificidades da pauta.   O resumo geral da proposta do MLST é a adequação do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) vigente às necessidades da Reforma Agrária do Século XXI, cujos pontos centrais, além dos projetos de Empresas Agrícolas Comunitárias, destacam a criação de um programa nacional de infra-estrutura econômica e social rural que contemple estradas, energia, habitação e logística para as famílias assentadas da reforma agrária.

A pauta foi recebida com interesse pelo ministro, que afirmou que o MDA trabalha para contemplar essas posições. “No projeto nacional do governo da presidenta Dilma Rousseff a reforma agrária e a agricultura familiar são estratégicos. Estamos sintonizados com a promoção de uma reforma agrária do século XXI que tenha em conta a estruturação dos assentamentos de reforma agrária”, declarou.

O tipo e a qualidade da assistência técnica disponibilizada para os assentamentos, os projetos de assistência jurídica populares para os agricultores e a necessidade de revisar os índices de produtividade da terra foram alguns dos outros pontos discutidos na reunião. A coordenação nacional do MLST considerou que a reunião sinaliza para um maior compromisso do governo para a atualização do debate da reforma agrária no país.  “Os dados do governo Dilma que foram apresentados apontam para o estabelecimento de um projeto estruturador de reforma agrária no país e estamos confiantes em que o governo, respeitando e implementando as propostas dos movimentos sociais, pode fazer muito mais”, opinou Vânia Araújo, da coordenação nacional do MLST.

Amanhã, sete de setembro, a Marcha da Reforma Agrária do Século XXI participa do Grito dos Excluídos em Brasília.


MLST TEM AGENDA INTENSA EM BRASÍLIA PARA DEBATER A “REFORMA AGRÁRIA DO SÉCULO XXI”

Até a noite desta terça-feira (06/9) o MLST tem as seguintes audiências governamentais confirmadas:

Quinta-feira (08/09):
Presidente do Incra, Celso Lacerda – 09h30
Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, Cesar Alvarez – 12h
Secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho – 15h
Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence – 18h
Sexta-feira (09/09):
Diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano – 8h
Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão – 10h30


*********************

A pauta nacional geral do MLST que está em discussão com o governo está disponível no website da Marcha da Reforma Agrária do Século XXI no link:

TWITTER: @marchamlst21

FACEBOOK: marcha.mlst
EMAIL: marchaseculo21@gmail.com
FONE: 81- 9197 0077 / 81-9934 5189 (assessoria de imprensa)
FOTOS: picasaweb.google.com/107212933358361519768

Nenhum comentário:

Postar um comentário